Header Ads

NTAgora

Compartilhe:

GOLPISTAS USAM OLX PARA ENGANAR COMPRADORES E VENDEDORES DE VEÍCULOS EM PALMAS E INTERIOR


A Polícia Civil do Tocantins alertou a população em geral sobre a incidência de um novo golpe que está sendo aplicado por estelionatários e que tem feito muitas vítimas em Palmas e também em municípios do interior do Estado.


Conforme o delegado Cassiano Ribeiro Oyama, o estelionatário busca anúncios locais de veículos na plataforma do site da OLX e entra em contato com o vendedor do bem, solicitando o envio de mais fotos.

Após receber as fotos, o golpista monta um novo anúncio do mesmo bem, só que com um preço bem menor que o valor original e, desta forma, consegue atrair potenciais vítimas.

As vítimas ao visualizarem o anúncio com preço do veículo bem menor entram em contato com o golpista sem desconfiar. Após firmar tratativas com o ‘comprador’, o estelionatário volta a manter contato com o vendedor original do qual ele pediu fotos do anúncio original, mediante nova estratégia. Daí o estelionatário convence o vendedor que irá adquirir o veículo, mas que o mesmo será repassado para outro indivíduo (que é o comprador que de nada sabe), e que em hipótese reside em Palmas, por um valor menor, por se tratar de abatimento de uma dívida anterior.

Desse modo, o estelionatário induz o vendedor a se passar por um amigo ou parente do próprio golpista, marcando encontro entre o vendedor de boa fé e o comprador enganado.

Sem saber que está caindo em um golpe, o comprador que de nada sabe transfere o valor ao estelionatário, que determina o encontro do vendedor e comprador em algum cartório da capital para assinatura do documento de transferência do veículo, enviando para o vendedor um documento de depósito contrafeito (falso).

No entanto, ao constatar que o depósito não ocorreu, o vendedor, supostamente de boa fé, nega-se a transferir o veículo, momento em que descobrem terem sido vítimas de um golpe, porém o comprador que foi enganado já realizou o depósito na conta do estelionatário.

CRIMES EM PALMAS


Ainda segundo o delegado Oyama, somente nos últimos dois meses, a 1ª Delegacia de Polícia de Palmas já registrou e apura a prática de pelo menos cinco golpes envolvendo veículos.

“Em um dos casos, a vítima foi ao cartório e chegou a efetuar a transferência do documento do veículo ao suposto comprador, no entanto, dias depois, constatou que havia recebido um comprovante falso e que o dinheiro da venda não tinha sido depositado conforme o combinado”, ressaltou.

Nesse caso, os policiais civis conseguiram elucidar a fraude, recuperaram o veículo e o devolveram ao seu legítimo proprietário. A Polícia Civil também apura casos de negociações fraudulentas de aparelhos celulares.

DICAS

O delegado deu algumas dicas sobre os cuidados que devem ser tomados por quem anuncia e, principalmente, por quem deseja comprar um veículo ou qualquer outro tipo de produto anunciado no site OLX e similares.

“É muito importante que o cidadão não adquira produtos anunciado no site OLX, ou em outros sites de compra e venda, que estejam com os preços bem abaixo dos normalmente praticados no mercado, porque, na maioria das vezes, pode se tratar de um golpe, sendo que a pessoa que adquire o bem, também corre o risco de responder por crime de receptação”, pontuou.

O delegado também informou que qualquer pessoa que tenha caído em algum tipo de golpe envolvendo compra e venda de bens em sites online deve procurar a delegacia de Polícia Civil mais próxima, a fim de registrar a ocorrência, possibilitando a investigação do caso e a identificação e responsabilização criminal dos envolvidos.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que já existem inquéritos abertos para apurar os crimes citados, no entanto, mais informações serão divulgadas em tempo oportuno para não atrapalhar as investigações, que correm em segredo de justiça.