Header Ads

NTAgora

Compartilhe:

JAVAPORCO É ABATIDO PELA POLÍCIA AMBIENTAL APÓS 3 ATAQUES A PESSOAS EM PALMAS


Um homem foi atacado por um animal conhecido como 'Javaporco' na tarde desta quinta-feira (25) em um setor de chácaras no Setor Aureny III, região sul de Palmas.


Valdimir Pereira, de 47 anos, realizava a manutenção no cercado de uma criação de porcos híbridos na propriedade quando foi atacado. 


O chacareiro teve partes do corpo dilaceradas e foi encaminhado ao Hospital Geral de Palmas (HGP).

Após o ataque, o animal fugiu para uma área de mata e teve que  ser abatido por uma equipe da Gerência de Fiscalização da Guarda Metropolitana (GMP).

Segundo a GMP, o 'javaporco', como é conhecida a raça oriunda do cruzamento de javalis com porcos domésticos, já teria feito outras duas vítimas na semana passada.

Segundo o gerente da Guarda Ambiental, Carlos Lima, "o cruzamento do javali com o porco acaba gerando animais perigosos, que podem chegar a 300 quilos, são animais asselvajados, ferozes e territoriais". "E como possuem uma visão bastante falha, eles atacam os possíveis inimigos sem qualquer medo e, com seu peso, dentes afiados e longas presas, podem matar um ser humano facilmente", ressaltou.

O gerente destaca ainda que esse tipo de ação é excepcional e reforça que a população ao notar a presença de animais silvestres fora do seu habitat natural, deve acionar a Inspetoria Ambiental, via 153, para que as equipes façam a captura do animal.