Noticias do Tocantins

Sunday, 19 de October de 2025
MENU

Mundo

Em missão do Consórcio Brasil Central, estado do TO fortalece relações internacionais

Em missão do Consórcio Brasil Central, estado do TO fortalece relações internacionais

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Tocantin participa desde sábado, 7, da missão oficial do Consórcio Brasil Central (Brc) em Israel. Neste domingo, 8, o governador do Tocantin, junto com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e representantes das delegações do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, foram recebidos pelo presidente do Estado de Israel, Isaac Herzog, e sua esposa, Michal Herzog, na residência oficial em Jerusalém. Durante o encontro, as delegações apresentaram as potencialidades de seus respectivos países e reforçaram laços de cooperação internacional.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a satisfação em participar da missão oficial em Israel, ressaltando a importância do fortalecimento das relações internacionais para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Tocantins. “Fomos recebidos pelo presidente e pela primeira-dama do país, que deram toda a atenção à comitiva brasileira. Tratamos de tecnologia, de crescimento econômico, de políticas internacionais, mas, claro, o mais importante: aquilo que buscamos. Queremos produzir mais utilizando menos água, preservando o meio ambiente de maneira sustentável. E Israel é um exemplo desse crescimento. Todas as suas pesquisas vão ao encontro daquilo que buscamos. Por isso, estamos aqui”, ressaltou.

A missão em Israel segue até sábado, 14 de junho. Compõem a delegação tocantinense o secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Hiram Gomes; os deputados estaduais Claudia Lelis e Marcos Marcelo, que representam a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), além da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero. A equipe tocantinense também esteve no Ministério das Relações Exteriores de Israel, onde participou de uma apresentação sobre as relações diplomáticas e comerciais entre Israel e os países da América Latina, além de dialogarem sobre as relações bilaterais históricas entre Israel e o Brasil.

Nos próximos dias, a programação da missão segue com visitas técnicas e institucionais em diversas cidades israelenses. Na área agrícola, o secretário Jaime Café participará de uma visita ao Kibutz Zikim, acompanhando uma atividade de campo com o coordenador de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura de Israel, Daniel Werner. O foco será a troca de experiências sobre inovação no campo e práticas de agricultura familiar.

Jaime Café destacou a relevância da missão para o setor produtivo tocantinense, especialmente diante dos desafios enfrentados em regiões com escassez hídrica e solos degradados. Segundo o secretário, visitar Israel é como mergulhar em uma verdadeira universidade da inovação agrícola mundial.

“O que mais me impressiona em Israel é como eles conseguem produzir alimentos de qualidade mesmo enfrentando escassez de água, solos pobres e clima desafiador. Imaginem o que podemos aprender com essa experiência! A ideia é criar uma ponte de conhecimento que beneficie os produtores brasileiros, especialmente aqueles que enfrentam condições mais difíceis”, avaliou.

O secretário Jaime Café também ressaltou sua expectativa para o Painel sobre Tecnologias Agrícolas, previsto para quinta-feira, 12, onde será possível conhecer inovações desenvolvidas para superar limitações naturais e tornar a agricultura mais produtiva e resiliente às mudanças climáticas.

Já o presidente da ATI, Hiram Gomes, representará o Tocantins em agendas voltadas à cibersegurança, incluindo encontros com a autoridade Nacional de Segurança Cibernética, a Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas (Cert) e a Diretoria Nacional Cibernética de Israel (INCD). Para ele, a missão representa uma oportunidade estratégica para implementar no Tocantins as tecnologias mais avançadas do mundo, com inspiração no modelo israelense de inovação desenvolvido com recursos limitados.

“Nosso objetivo é claro: estabelecer parcerias concretas que transformem o estado em referência de inovação na Região Norte, atraindo investimentos, empresas de tecnologia e gerando oportunidades para nossa população. Vamos posicionar o Tocantins no mapa da transformação digital brasileira”, afirmou.

O objetivo da missão oficial é promover o intercâmbio técnico e institucional com um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo. A iniciativa contempla setores estratégicos como segurança pública, saúde, desenvolvimento social, agricultura e tecnologia, com agendas em Tel Aviv, Jerusalém e outras localidades.

O secretário-executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho, destacou o valor estratégico do convite feito pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel para a missão dos estados membros do BrC. Ele também falou em nome do presidente do Consórcio, governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao ressaltar o papel da missão internacional para os estados brasileiros.

“Acredito que esta visita a Israel representa exatamente o que o Consórcio Brasil Central defende: a valorização das potencialidades e a busca por soluções inovadoras. Israel é um exemplo de nação que continua criando e superando desafios por meio da tecnologia”, pontuou.

 

Fonte: Portal T1Noticias

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!