Noticias do Tocantins

Thursday, 22 de February de 2024
MENU

Justiça

Justiça suspende concurso com 112 vagas por suspeita de favorecimento político

Justiça suspende concurso com 112 vagas por suspeita de favorecimento político

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Justiça determinou a suspensão do concurso público do quadro geral da Prefeitura de Darcinópolis, norte do estado, após denúncias de irregularidades e suspeitas de favorecimento político. As provas aplicadas nos dias 18 e 19 de agosto, e o resultado final já foi divulgado.

O Ministério Público do Tocantins, autor do pedido, afirma ter recebido várias denúncias sobre supostas fraudes envolvendo a aprovação de pessoas que possuem apadrinhamento político ou ligação com o prefeito Jackson Soares. A denúncia foi mostrada com exclusividade pelo AF Notícias.

O Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa (ICAP) é o responsável pelo certame que ofertou 112 vagas para o níveis de ensino fundamental, médio e superior.

Conforme o Ministério Público, há fortes indícios de fraudes que poderão culminar na anulação do concurso, pois o resultado final da ampla concorrência considerou como candidatos excedentes vários candidatos que deveriam constar como eliminados, sendo que a maioria dos aprovados já ocupam cargos na prefeitura ou possuem parentes que ocupam ou são familiares de vereadores que apoiam o atual prefeito.

Um dos casos diz respeito a um candidato que atualmente é servidor comissionado no Município, casado com uma vereadora e cunhado da secretária da comissão do concurso.

Inicialmente, ele foi apontado no resultado preliminar como desclassificado no cargo de fiscal de tributos. Contudo, após a publicação do resultado final, apareceu como aprovado em 1º lugar. Porém, após a repercussão do caso, o instituto divulgou mais uma retificação.

“Chama a atenção, entretanto, que este mesmo candidato, que também concorreu a cargo de vigia, saiu da posição de eliminado para 16º aprovado sem qualquer fundamento aparente. De forma semelhante ocorreu com o irmão da vereadora e secretária da comissão, que foi aprovado no cadastro de reserva”, afirma o magistrado na decisão.

Constam, também, diversos outros casos similares, incluindo a esposa de um vereador, que atualmente trabalha no gabinete do Prefeito de Darcinópolis, além da filha da presidente da comissão do concurso público e a esposa e o irmão de um terceiro vereador.

“Há aparentes indícios de violação aos princípios da impessoalidade e moralidade, na ocasião em que parentes de membros integrantes da Comissão do Concurso, Secretarias Municipais, Câmara dos Vereadores e do próprio Gestor participaram do certame e foram aprovados de maneira suspeita, assim como há indícios de violação ao princípio da publicidade, tendo em vista a quantidade de aprovados aparentados e amigos íntimos dos ocupantes de cargos políticos do município. Caso realmente se comprovarem as narrativas de irregularidades no concurso público para provimento de cargos públicos municipais, tais irregularidades são aptas a levar à sua nulidade, causando prejuízos de ordem material e imaterial do ente público, justificando, assim a concessão de tutela de urgência para a suspensão do certame e a abstenção de quaisquer ato a eles relacionados", argumentou a decisão assinada pelo juiz de direito, José Carlos Ferreira.

O magistrado reforçou que caso realmente sejam comprovadas as fraudes no concurso público, tais irregularidades são aptas a levar à sua nulidade, causando prejuízos de ordem material e imaterial do ente público.

Por isso, o juiz determinou a suspensão imediata dos efeitos dos atos administrativos que culminaram com a nomeação e eventual posse dos candidatos aprovados. Em caso de descumprimento da decisão, o prefeito fica submetido ao crime de desobediência e multa de R$ 50 mil.

 

Fonte: Portal AF Noticia

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!