Noticias do Tocantins

Saturday, 18 de January de 2025
MENU

Justiça

Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Tabocão por irregularidades

Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Tabocão por irregularidades

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta quinta-feira, 19, a divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral sobre intenção de votos para Prefeitura do município de Tabocão. A decisão liminar, concedida pelo juiz Océlio Nobre, considerou que a pesquisa, realizada pela Inova Consultoria e Treinamento, possui irregularidades no plano amostral.

O pedido de impugnação da pesquisa, registrada no sistema eleitoral sob o nº TO-07292/2024, foi apresentado pela coligação “Tabocão Para Todos” (PDT, PL e PSB).

De acordo com o relatório da decisão, a Inova Consultoria e Treinamento não apresentou informações detalhadas sobre a amostragem, como quantidade de eleitores entrevistados em cada bairro, com respectivos dados sobre sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, conforme exige a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nº 23600/19.

A empresa poderia até ter anexado as informações que faltavam no dia seguinte da data permitida para a publicação da pesquisa, ou seja, em 17 de setembro, mas no sistema só constou os dados gerais em porcentagem sobre a aplicação, o que motivou o questionamento feito pela coligação “Tabocão para todos”.

Com a decisão, a pesquisa deve ser excluída de sites e demais meios no qual foi veiculada, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento, até o valor máximo de R$ 100 mil.

A empresa Inova Consultoria e Treinamento já foi notificada e pode apresentar defesa em até dois dias. O caso também é acompanhado pelo Ministério Público Eleitoral.

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!