A Defesa Civil de Palmas emitiu um alerta sobre a baixa umidade e o perigo da onda de calor que atingirá o Brasil nesta semana. Para esta terça-feira, 19, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima na Capital deve chegar a 38 graus, com umidade mínima de 20%. O boletim do Inmet ainda estabelece que o município está em área de risco potencial até quinta-feira, 21.
HIDRATAÇÃO E UMIDIFICAÇÃO DOS AMBIENTES
Superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Maciel Grama, indicou cuidados que devem ser seguidos durante este período. “Recomendamos à população que beba bastante água, se hidrate bem, não só a ingestão de água mas também faça a umidificação dos ambientes, na hora de dormir e em ambientes de trabalho. Use o umidificador de ar, mas quem não tiver pode usar uma bacia com água e que evite se expor ao sol nos períodos críticos, entre 10 e 16 horas, principalmente para atividades físicas”, elenca.
REDE DE ENSINO
Diante da onda, a rede de ensino da Capital adotou atividades que diminuam o calor e proporcionem mais conforto térmico às crianças e aos estudantes. Dentre algumas medidas sugeridas às escolas estão: evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10 e 16 horas; a suspensão de atividades que exijam esforço físico, ambientes ventilados e arejados, utilização de roupas mais leves, além das merendas servidas nas escolas para serem uma alimentação saudável, dando preferência aos alimentos ao natural ou minimamente processados, recomendado pelo Ministério da Saúde.
ALIMENTAÇÃO
Segundo o chefe da divisão de alimentação escolar da Secretaria da Educação (Semed), o nutricionista Rodrigo Miranda, alimentos como verduras, legumes, frutas, carnes, leites e derivados, possuem bastante água em sua composição, que também hidrata o corpo. “Cerca de metade da quantidade de água que o corpo precisa diariamente, vem dos alimentos. E esses tipos de alimentos são os que mais contribuem para a questão da hidratação.”, orientou.
Comentários: