A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, inicia neste mês de julho as primeiras operações de transporte de grãos entre o terminal de Alvorada (TO) e o Porto de Santos (SP).
Com composições de até 80 vagões partindo do município tocantinense, a empresa alerta a população dos municípios da região sul do Estado (Alvorada e Talismã), bem como do Norte de Goiás (Uruaçu, Porangatu, Goianésia, Jaraguá e região) que passarão a conviver com o fluxo frequente de trens na região. Antes, o fluxo de trens chegava somente até o município de Anápolis (GO).
A nova operação em Alvorada (TO) surge como uma nova alternativa logística para a economia agrícola do estado, recebendo cargas do Tocantins, da Bahia e do leste de Mato Grosso. Tatiana Montorio, Coordenadora de Performance Social da Rumo, orienta a população que reside próximo a linha do trem para os cuidados com a passagem das composições.
“Nós temos uma equipe de maquinistas altamente capacitada e treinada para operar os trens seguindo rigorosamente os padrões de segurança da operação. Sempre que as composições cruzam rodovias ou locais com passagens para pedestre, os maquinistas acionam a buzina para alertar da proximidade do trem”, destaca a coordenadora.
No entanto, os cuidados vão para além do trânsito. Segundo Tatiana, é necessário que a população tenha cuidado também com os animais. “A ferrovia passa também por áreas rurais, então é fundamental que a população deixe os animais em áreas cercadas e sem acesso livre à linha férrea para evitar qualquer risco de atropelamento”, explica.
Dicas de segurança
Para uma operação ferroviária mais segura para todos, a empresa lista abaixo algumas dicas básicas de segurança para toda a população:
Motoristas:
• Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
• Para realizar uma travessia segura, tenha atenção
redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
• Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
• Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.
Moradores:
- Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;
- Sempre mantenha uma distância segura dos trens, seja eles parados ou em movimento;
- Nunca caminhe sobre os trilhos. Essa é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia; e
- Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais e que colocam a vida em risco.
- Não deixe seus animais com livre circulação para a área operacional da ferrovia. Mantenha seu terreno devidamente cercado e protegido.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.
Fonte: Portal AF Noticias
Comentários: