Noticias do Tocantins

Tuesday, 21 de October de 2025
MENU

Política

Na Câmara, Andrade defende pagamento do piso salarial para agentes comunitários

Na Câmara, Andrade defende pagamento do piso salarial para agentes comunitários

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados discutiu nesta terça-feira, 13, a garantia de repasse e de utilização dos recursos destinados ao pagamento do piso salarial dos agentes comunitários e de endemias. O deputado federal Antonio Andrade (Republicanos-TO) reafirmou seu apoio incondicional aos agentes e a garantia do pagamento do piso da categoria.

A manifestação do parlamentar ocorreu durante a audiência pública, ocasião que ele destacou a importância do trabalho desempenhado pelos agentes comunitários e ressaltou seu compromisso em assegurar que recebam uma remuneração justa pelo relevante serviço prestado à comunidade. “É agora que eles precisam de nós. Estamos aqui justamente pra ajudar, retribuir e contribuir com todos os agentes do Brasil, porque a gente sabe que os agentes de saúde são as pessoas que estão perto das pessoas mais necessitadas e dentro dos lares”, disse.

O parlamentar, conhecido por sua atuação em defesa da valorização dos profissionais da saúde, aproveitou a ocasião para enfatizar a necessidade de garantir melhores condições de trabalho e salários adequados. O piso salarial dos agentes comunitários e de combate às endemias foi fixado na Emenda Constitucional 120, promulgada em maio de 2022, e equivale a dois salários mínimos.

Andrade reconheceu o esforço desses profissionais, que atuam diretamente nas comunidades, realizando visitas domiciliares, orientando sobre cuidados de saúde, fazendo o monitoramento de doenças e promovendo a prevenção. “Fico empolgado quando vejo os agentes de saúde atrás das suas reivindicações. Sou do Tocantins, o estado mais novo da Federação. Sempre fui parceiro dos agentes de saúde do meu estado”.

O parlamentar finalizou dizendo que a luta não é uma novidade e que ele tem sido um defensor constante dessa demanda. Segundo Andrade, é inadmissível que esses profissionais, que exercem um papel essencial na promoção da saúde básica e na prevenção de doenças, tenham seus salários desvalorizados.

 

Fonte: Portal T1 Noticias

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!